A CIDADE

  Como um boi e uma onça deram origem a uma das cidades mais promissoras e que mais se desenvolve no Agreste Pernambucano? Nós, da Pousada Jucazinho, vamos contar:

  Ainda como distrito da cidade de Bom Jardim, no território havia uma pequena fazenda de propriedade do Sr. Lourenço Ramos da Costa. Na fazenda havia um boi afamado, muito querido pelo seu dono, com o pelo estampado como o peixe Surubim, razão pela qual recebeu seu nome. Certo dia, ao dar por falta do animal, o Sr. Lourenço o encontrou já sem vida, vítima de um ataque feroz de uma onça que circulava pela região. Uma grande comoção foi gerada pela perda do boi Surubim. Um oratório foi construído no local, logo viajantes começaram a usar o ponto como descanso e para fazerem suas orações, dando origem a uma pequena sesmaria, que logo se tornou uma vila e hoje é o que se tornou a cidade de Surubim.
 
  Surubim já foi um grande produtor de algodão, razão pela qual conserva em seu patrimônio histórico a fachada da antiga Usina no centro da cidade. Hoje é uma das três cidades que constituem o Polo de Confecções do Agreste, principal atividade econômica do município. A feira livre que acontece todos os sábados é a mais conhecida da região e reúne várias pessoas também de cidades vizinhas, com intenso comércio. Somos a terra da vaquejada mais antiga registrada no Brasil, que fazemos questão de realizar com grande festa e amor ao esporte, não à toa somos chamados de a capital da vaquejada. Do forró, também se abre espaço para outras culturas, como o Rock, celebrado com o tradicional Surubim Motofest que acontece no mês de setembro, todos os anos. A cidade conserva ainda as igrejas e costumes interioranos, com os dois padroeiros que zelam pela fé do nosso povo, São José e São Sebastião, adorados com muita festa, novenas e procissões.
 
A cidade é uma terra de muita prosperidade e gente hospitaleira, vale a pena conhecer e se encantar!

Descubra o que está nas proximidades

Siga-nos

Acompanhe a Pousada Jucazinho nas mídias sociais.